Práticas de interpretação e tradução na produção científica do neoconservadorismo e das políticas educacionais neoconservadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20704.010

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma investigação em curso sobre o tema neoconservadorismo e políticas neoconservadoras no campo educacional. Busca analisar como se configuram as práticas de interpretação e tradução da temática em artigos publicados no decorrer da década de 2012 a 2022. O estudo ampara-se em pressupostos da metapesquisa com ênfase nas Epistemologias de Políticas Educacionais. Nele, procede-se a um levantamento dos artigos escritos por pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as em periódicos de abrangência nacional e internacional, seguido da seleção de uma amostra das produções no campo das políticas educacionais com vistas à categorização e à análise das perspectivas teórico-epistemológicas, dos enfoques e dos posicionamentos epistemetodológicos. Com a pesquisa, percebe-se a mobilização de uma produção significativa de estudos sobre o neoconservadorismo e os esforços empreendidos por comunidades científicas, ao redor do mundo, na interpretação/tradução dos desdobramentos gerados pelas políticas neoconservadoras na educação. Diferentes perspectivas teórico-epistemológicas entram em ação nesse processo de análise, sustentando-se, grande parte dos estudos na tradição acadêmica marxista e tendem a um posicionamento crítico-normativo. Embora em menor proporção, outras teorias e epistemologias também são evidenciadas, gerando novas leituras em relação aos acontecimentos presentes. Desprende-se dessa intensa movimentação a afirmativa do compromisso ético frente ao debate dessas questões que afetam a educação e requerem posicionamentos claros e coerentes das comunidades científicas.

Palavras-chave: Neoconservadorismo. Políticas educacionais. Metapesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé – Rio Grande do Sul. Doutora em Educação.

Downloads

Publicado

2022-09-09

Como Citar

VOSS, D. M. da S. . Práticas de interpretação e tradução na produção científica do neoconservadorismo e das políticas educacionais neoconservadoras. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 7, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5212/retepe.v.7.20704.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/20704. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artículos