Performatividade e políticas educacionais no Brasil: um estudo de metapesquisa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24874.007

Résumé

As transformações globais ocorridas no final do século XX impactaram diretamente as políticas educacionais, que passaram a ser configuradas pela lógica da performatividade no contexto do neoliberalismo. Nesse cenário, questionam-se as formas de apropriação de categorias na produção científica. Este artigo objetivou, dessa forma, analisar como a categoria da performatividade é utilizada nos estudos sobre as políticas educacionais do Brasil. Para tanto, adotou-se a metapesquisa como método de revisão teórico-epistemológica, tendo como base teses e dissertações publicadas entre 2019 e 2024. Dentre as políticas analisadas, têm-se as de avaliação, políticas em geral, formação docente e de gestão, centralizadas nas implicações da categoria para os sujeitos. Os resultados indicam uma tendência de abordagem da performatividade como cultura do desempenho, a partir da perspectiva epistemológica de Stephen Ball, especialmente com base na Abordagem do Ciclo de Políticas. Identificou-se que os posicionamentos epistemológicos predominantes são de natureza crítico-analítica, ainda que se observe, em alguns casos, um uso pouco problematizado dos conceitos, deixando implícito um conformismo científico com o conceito da performatividade. Conclui-se que a apropriação da performatividade nas pesquisas carece de maior rigor epistemológico quanto à clareza do conceito nos estudos.

Palavras-chave: Política educacional. Performatividade. Metapesquisa.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Aysllan de Sousa Sobrinho, Universidade Federal do Maranhão

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

  • Lucinete Marques Lima, Universidade Federal do Maranhão

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora Associada do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Téléchargements

Publié

2025-06-16

Numéro

Rubrique

Artículos

Comment citer

Performatividade e políticas educacionais no Brasil: um estudo de metapesquisa. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.24874.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24874. Acesso em: 21 mai. 2026.