Nos trilhos do lazer: entretenimento urbano e mercado de diversões em Divinópolis, Minas Gerais, 1890-1920
Palavras-chave:
História Regional do Brasil, História da Cultura, História do LazerResumo
Este artigo investiga a história do desenvolvimento de novas modalidades de lazer na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, entre 1890 e 1920. Mais especificamente, estudamos o modo como diversões públicas comercializadas, tais como teatro, cinema, circos, esportes, bares, espetáculos musicais e clubes sociais e recreativos concorreram para uma pequena ampliação das sociabilidades públicas modernas e de entretenimento nesta cidade, em contexto marcado por reformas urbanas, crescimento demográfico, diversificação econômica, apesar do predomínio de características gerais ainda marcadamente rurais. Em tais circunstâncias, um pequeno mercado de diversões se desenvolveu em Divinópolis, cuja oferta e consumo de bens e serviços culturais parecia ainda, porém, bastante limitada, sobretudo se comparado com a situação de outras cidades mais populosas da época.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.