Primórdios do futebol em Goiás, 1907-1936

Autores

  • Cleber Dias Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

História, História Regional, Esporte, Futebol, Goiás

Resumo

O objetivo desse trabalho é investigar a história do futebol em Goiás entre os anos de 1907 e 1936, período que corresponde aos momentos iniciais da organização deste esporte na região. Diferente das imagens de isolamento e vazio cultural que geralmente marcam Goiás, este trabalho postula que um desenvolvimento esportivo relativamente precoce realizou-se ali, sobretudo a partir de meados da década de 1910, intensificando-se e alastrando-se nas duas décadas seguintes. Esse processo foi marcado pelas condições sociais particulares da região, sobretudo seu peculiar processo de modernização, que se combinou com características tradicionais de uma sociedade ainda fundamentalmente rural e agrária. Foi também o resultado de relacionamentos e influências vindas não apenas de regiões metropolitanas, mas especialmente de outras cidades do hinterland, mobilizando agentes locais, que se engajaram ativamente na disseminação de futebol em Goiás.

Biografia do Autor

Cleber Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física pela Unicamp e mestre em História Comparada pela UFRJ. É professor da Universidade Federal de Goiás, no Programa de Pós-Graduação do Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos, onde se dedica ao desenvolvimento e orientação de estudos históricos do lazer e do esporte. Publicou e organizou diversos livros sobre o assunto, bem como artigos em coletâneas e periódicos nacionais e internacionais (Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos).

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

DIAS, C. Primórdios do futebol em Goiás, 1907-1936. Revista de História Regional, [S. l.], v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/4000. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos