“Tinha muita pena de deixar os seus vestidos pois logo morria”: um caso de suicídio em São João do Triunfo-PR (1928)

Autores

Resumo

Em meados de 1928, uma mulher qualificada como doméstica e casada, precisou se deslocar até o centro de São João do Triunfo, no interior do Paraná, para registrar sua versão sobre o suicídio de uma de suas filhas. Neste texto, objetivamos analisar o inquérito policial que envolveu este caso particular. A partir da narrativa das testemunhas e das peças que encontramos no documento, como o exame de corpo de delito, nos deparamos com temáticas que envolvem as relações de gênero, o cotidiano e a cristalização de versões sobre o suicídio. Ao selecionarmos um documento, entre tantos, e o lermos atentamente, mergulhamos em uma riqueza de detalhes e situações. Pretendemos explorá-las aqui. Para tal proposta, apoiamo-nos em certo modo de operar foucaultiano e, principalmente, em parte da historiografia brasileira e da História da Violência que ajudam a pensar os espaços rurais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Douglas Nascimento Ribas Filho , Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre (2020) e graduado (2017) em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Paraná (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

“Tinha muita pena de deixar os seus vestidos pois logo morria”: um caso de suicídio em São João do Triunfo-PR (1928). Revista de História Regional, [S. l.], v. 27, n. 02, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/19963. Acesso em: 10 jun. 2026.