Localismo, sobrevalorização do presente e história dos faxinais (Séc. XVIII - XIX)

Autores

  • José Adilçon Campigoto Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, UNICENTRO
  • Ancelmo Schörner UNICENTRO

Resumo

Reflexões a respeito da história dos faxinais, propondo sua divisão em períodos, como alternativa à sobrevalorização do presente, à perspectiva estruturalista e ao localismo, detectados em algumas produções acadêmicas sobre a temática faxinalense. A fase inicial, se estende do tempo anterior à chegada dos europeus até o início do XIX. A fase da ocupação e do cercamento, do início do XIX até o final do XX. E a fase atual, da organização social e política, que começa no final do XX e início do XXI, até o presente. Assim, o modelo clássico do criadouro comum cercado, como experiência restrita a uma região, integra-se na história de ocupação e uso deste tipo de áreas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Adilçon Campigoto, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, UNICENTRO

    possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1986), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: representação - região - fronteira - pastoral - movimento social - hermenêutica - texto - poder - saber e imaginário . Atualmente pesquisa os povos do sistema de faxinal.

  • Ancelmo Schörner, UNICENTRO

    Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

Localismo, sobrevalorização do presente e história dos faxinais (Séc. XVIII - XIX). Revista de História Regional, [S. l.], v. 27, n. 02, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/20103. Acesso em: 30 abr. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)