A Hermenêutica e a origem dos faxinais. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.127153
Palavras-chave:
Hermenêutica, faxinal, origemResumo
RESUMO: As relações entre a produção do conhecimento histórico e a arte da interpretação, a partir das ponderações feitas por Hans-Georg Gadamer em Verdade e método, abraçando a hermenêutica como atitude investigativa são discutidas no presente texto. O ponto de partida para a ancoragem da interpretação é um objeto palpável: o sistema de faxinal, existente na região sul do Brasil, que consiste em certo modo de utilização comum das terras para a criação de animais e que se tem classificado como manifestação cultural pertencente à categoria dos povos tradicionais. Trata-se de fenômeno que vem merecendo a atenção de cientistas vinculados a várias áreas do conhecimento, que buscam, pela investigação, o reconhecimento legal destes chamados grupos marginais. Não é diferente o desafio encarado pelos historiadores da cultura. O objetivo deste artigo, mais do que compreender a construção do sentido histórico desse modo de organização, consiste em investigar como se conta a história dos faxinais (e por extensão, dos povos excluídos) num momento que representa, pelo menos para alguns, a aceleração do desaparecimento do sistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.