A Hermenêutica e a origem dos faxinais. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.127153

Autores/as

  • José Adilçon Campigoto Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, UNICENTRO
  • Aldo Nelson Bona UNICENTRO

Palabras clave:

Hermenêutica, faxinal, origem

Resumen

RESUMO: As relações entre a produção do conhecimento histórico e a arte da interpretação, a partir das ponderações feitas por Hans-Georg Gadamer em Verdade e método, abraçando a hermenêutica como atitude investigativa são discutidas no presente texto. O ponto de partida para a ancoragem da interpretação é um objeto palpável: o sistema de faxinal, existente na região sul do Brasil, que consiste em certo modo de utilização comum das terras para a criação de animais e que se tem classificado como manifestação cultural pertencente à categoria dos povos tradicionais. Trata-se de fenômeno que vem merecendo a atenção de cientistas vinculados a várias áreas do conhecimento, que buscam, pela investigação, o reconhecimento legal destes chamados grupos marginais. Não é diferente o desafio encarado pelos historiadores da cultura. O objetivo deste artigo, mais do que compreender a construção do sentido histórico desse modo de organização, consiste em investigar como se conta a história dos faxinais (e por extensão, dos povos excluídos) num momento que representa, pelo menos para alguns, a aceleração do desaparecimento do sistema.

Biografía del autor/a

José Adilçon Campigoto, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, UNICENTRO

Departamento de História.

Aldo Nelson Bona, UNICENTRO

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste em Convênio com a Universidade Estadual de Campinas (1997). Está cursando Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Assitente D da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, UNICENTRO, onde exerce, também, a função de Vice-Reitor. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fundamentos Filosóficos da Educação e em História e Filosofia da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, epistemologia e teoria da história.

Publicado

2010-04-07

Cómo citar

CAMPIGOTO, J. A.; BONA, A. N. A Hermenêutica e a origem dos faxinais. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.14i2.127153. Revista de História Regional, [S. l.], v. 14, n. 2, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2355. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos