Feminização dos Circuitos Migratórios: Um Diálogo entre o Trabalho do Care, Redes Sociais e Processos de Desenvolvimento Social
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i2.0002Resumo
O artigo analisa a expansão dos cuidados a partir da feminização da migração evidenciados pelo aumento da pobreza e das desigualdades socioeconômicas no mundo fruto do capitalismo global. O método de abordagem utilizado na pesquisa será teórico, do tipo explicativo e exploratório. Verificamos que o “care” é o símbolo da apropriação do capital por um bem que antes era desvalorizado e naturalizado que é o trabalho reprodutivo. Conclui-se que as redes promovem a inserção no mercado laboral, a adaptação na sociedade e manutenção dos laços familiares e culturais com a região de destino. A globalização dos cuidados vem afirmar a centralidade das tarefas reprodutivas na contemporaneidade nas sociedades pós-industriais. Logo, redimensionam-se as discussões entorno do trabalho doméstico e do cuidar como elemento fundante para pensar o trabalho das mulheres migrantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.