Feminização dos Circuitos Migratórios: Um Diálogo entre o Trabalho do Care, Redes Sociais e Processos de Desenvolvimento Social

Autori

  • Guélmer Júnior Almeida de Faria Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i2.0002

Abstract

O artigo analisa a expansão dos cuidados a partir da feminização da migração evidenciados pelo aumento da pobreza e das desigualdades socioeconômicas no mundo fruto do capitalismo global. O método de abordagem utilizado na pesquisa será teórico, do tipo explicativo e exploratório. Verificamos que o “care” é o símbolo da apropriação do capital por um bem que antes era desvalorizado e naturalizado que é o trabalho reprodutivo. Conclui-se que as redes promovem a inserção no mercado laboral, a adaptação na sociedade e manutenção dos laços familiares e culturais com a região de destino. A globalização dos cuidados vem afirmar a centralidade das tarefas reprodutivas na contemporaneidade nas sociedades pós-industriais. Logo, redimensionam-se as discussões entorno do trabalho doméstico e do cuidar como elemento fundante para pensar o trabalho das mulheres migrantes.

Biografia autore

Guélmer Júnior Almeida de Faria, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), tendo realizado Estágio de Doutoramento Sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Estudos Sociais (CES) sob a orientação da profª Drª Sílvia Portugal, Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2014), Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Bolsista de Doutorado CAPES (2015), Membro do corpo editorial dos Periódicos: Revista Espaço Acadêmico (UEM) e Revista Desenvolvimento em Questão (UNIJUÍ), colaborando como Parecerista ad hoc: Revista Elo - Diálogos em Extensão (UFV), , Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (UNESP), Revista Holos (UFRN), REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Cadecs: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais (UFES), Revista Sociedade em Debate (UCPel), Revista OIKOS: Família e Sociedade (UFV) e Revista Lecturas: Educación Física y Deportes (Argentina). Atuou como Especialista Colaborador em projetos de Extensão Universitária, Professor Convidado no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA/UFMG) na disciplina de Extensão Rural e Professor dos Cursos de Especialização da Unidade de Ensino e Aprendizado de Viçosa (UNESAV)/Faculdade de Educação da Serra (FASE): Instrumentalidade do Serviço Social, Gestão de Pessoas e Criminologia, Direitos Humanos e Segurança Pública, lecionando as disciplinas de: Metodologia da Pesquisa, Técnica de Elaboração de Monografia e Estudos Empíricos da Violência e Criminalidade. Tem experiência na área de Desenvolvimento Social, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, trabalho doméstico, gênero, sociologia das migrações, redes sociais, extensão rural, extensão universitária.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-02-13

Fascicolo

Sezione

Artigos / Articles/ Artículos