Cartografia dos corpos estranhos: narrativas ficcionais das homossexualidades no cotidiano escolar / Cartography of strange bodies: fictional narrative of homosexuality in school everyday - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.1.i2.190206

Autores

  • Eder Rodrigues Proença Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Palavras-chave:

Homossexualidades, Cartografia Subjetiva, Narrativas Ficcionais, Cotidiano Escolar, Cidadania

Resumo

A pesquisa tem por objeto de estudo as conversas do/no cotidiano escolar, que abordam temas caros à contemporaneidade e constituem-se solo fértil para a reflexão e o trabalho pedagógico que buscam ampliar o sentido de cidadania e, a desconstrução de representações preconceituosas da homossexualidade, possibilitando a alteridade entre os diferentes sujeitos. Os estudos sobre a sexualidade promovidos por Foucault (2007); a teoria queer e os estudos culturais apontados por Louro (2004); e a educação menor, defendida por Gallo (2006), por privilegiarem o papel político dos anônimos e que estão à margem, compõem o referencial teórico da pesquisa. A opção metodológica é pelas narrativas ficcionais, propostas por Reigota (1999).

Biografia do Autor

Eder Rodrigues Proença, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba.

Downloads

Publicado

2010-12-24

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos