Cartografia dos corpos estranhos: narrativas ficcionais das homossexualidades no cotidiano escolar / Cartography of strange bodies: fictional narrative of homosexuality in school everyday - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.1.i2.190206

Autores/as

  • Eder Rodrigues Proença Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Palabras clave:

Homossexualidades, Cartografia Subjetiva, Narrativas Ficcionais, Cotidiano Escolar, Cidadania

Resumen

A pesquisa tem por objeto de estudo as conversas do/no cotidiano escolar, que abordam temas caros à contemporaneidade e constituem-se solo fértil para a reflexão e o trabalho pedagógico que buscam ampliar o sentido de cidadania e, a desconstrução de representações preconceituosas da homossexualidade, possibilitando a alteridade entre os diferentes sujeitos. Os estudos sobre a sexualidade promovidos por Foucault (2007); a teoria queer e os estudos culturais apontados por Louro (2004); e a educação menor, defendida por Gallo (2006), por privilegiarem o papel político dos anônimos e que estão à margem, compõem o referencial teórico da pesquisa. A opção metodológica é pelas narrativas ficcionais, propostas por Reigota (1999).

Biografía del autor/a

Eder Rodrigues Proença, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba.

Publicado

2010-12-24

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos