Socialização e Modos de Ser Jovem em Área Rural na Bahia. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.047056

Autores

  • Catarina Malheiros da Silva Universidade de Brasília-UnB

Palavras-chave:

gênero, geografia, cultural

Resumo

O estudo “Escola, saberes e cotidiano no meio rural: um estudo sobre os/as jovens do Sertão da Bahia” se propôs a compreender e analisar os sentidos da escola e dos papéis de gênero, desempenhados por rapazes e moças que vivem no sertão da Bahia. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, a etnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentos de coleta de dados. Foram realizados 10 grupos de discussão com jovens do sexo masculino e feminino, estudantes de uma escola em um Distrito rural, em Município Baiano. Os resultados da pesquisa desenvolvida identificam uma tensão entre os/as jovens, pois as moças mostram-se resistentes ao modelo de comportamento instituído para ambos, denunciando a existência de uma socialização de rapazes e moças distinta e eficiente, aportada num padrão de conduta rígido e moralista para com o sexo feminino.

Biografia do Autor

Catarina Malheiros da Silva, Universidade de Brasília-UnB

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Brasília/Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Políticas Públicas: gênero, raça/etnia e juventude - GERAJU/UNB .

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Publicado

2011-07-23

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos