Socialização e Modos de Ser Jovem em Área Rural na Bahia. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.047056
Parole chiave:
gênero, geografia, culturalAbstract
O estudo “Escola, saberes e cotidiano no meio rural: um estudo sobre os/as jovens do Sertão da Bahia” se propôs a compreender e analisar os sentidos da escola e dos papéis de gênero, desempenhados por rapazes e moças que vivem no sertão da Bahia. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, a etnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentos de coleta de dados. Foram realizados 10 grupos de discussão com jovens do sexo masculino e feminino, estudantes de uma escola em um Distrito rural, em Município Baiano. Os resultados da pesquisa desenvolvida identificam uma tensão entre os/as jovens, pois as moças mostram-se resistentes ao modelo de comportamento instituído para ambos, denunciando a existência de uma socialização de rapazes e moças distinta e eficiente, aportada num padrão de conduta rígido e moralista para com o sexo feminino.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.