Experiências de Mulheres Imigrantes no Sistema Único de Saúde: Uma Gramática Violenta
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0008Resumo
O Brasil tem visto fluxos migratórios decorrentes de crises globais e os serviços de saúde têm se deparado com grande número de usuários advindos de outros países. Este artigo analisa o modo como o Sistema Único de Saúde acolhe imigrantes, através de relatos de mulheres imigrantes com diferentes estatutos jurídicos, quando acessam o SUS. Explorase o modo como o controle da saúde e, por consequência da vida, dirigido a mulheres imigrantes têm impactado suas vidas, tendo em vista as espacialidades que lhes constituem. Os resultados apontam que as experiências dessas mulheres se baseiam majoritariamente em uma gramática emocional da violência. Considerando que o conteúdo emocional nos atendimentos em saúde é um dos principais fatores nos processos de cura, pretendemos contribuir para que a oferta de serviços de saúde no Brasil se atente a práticas humanizadas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-21 (2)
- 2022-07-02 (1)
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.