Experiências de Mulheres Imigrantes no Sistema Único de Saúde: Uma Gramática Violenta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.13.i1.0008

Resumo

O Brasil tem visto fluxos migratórios decorrentes de crises globais e os serviços de saúde têm se deparado com grande número de usuários advindos de outros países. Este artigo analisa o modo como o Sistema Único de Saúde acolhe imigrantes, através de relatos de mulheres imigrantes com diferentes estatutos jurídicos, quando acessam o SUS. Explora­se o modo como o controle da saúde e, por consequência da vida, dirigido a mulheres imigrantes têm impactado suas vidas, tendo em vista as espacialidades que lhes constituem. Os resultados apontam que as experiências dessas mulheres se baseiam majoritariamente em uma gramática emocional da violência. Considerando que o conteúdo emocional nos atendimentos em saúde é um dos principais fatores nos processos de cura, pretendemos contribuir para que a oferta de serviços de saúde no Brasil se atente a práticas humanizadas.

Biografia do Autor

Ivana Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa de Pós-graduação em Antropologia Social

Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências do Movimento Humano pela mesma universidade e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, realizou estágio doutoral no Laboratório de Antropologia Social do Collège de França e pesquisa de campo no contexto da promoção à saúde de países como Espanha, França e notadamente Brasil, acerca das ações que são levadas a cabo para o controle de diversas doenças ou estados de saúde. Atualmente atua como pesquisadora no projeto Práticas de Saúde na Atenção Primária em Saúde (UNB) e no projeto Respostas Indígenas à Covid-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global. Seu trabalho inspira-se em uma Antropologia do Corpo e da Saúde, baseada no trabalho etnográfico, que leva em consideração as técnicas terapêuticas e a corporalidade presentes nos diferentes grupos sociais dentro de contextos de cura, tratamento ou prevenção de doenças, assim como, ao estudo da relação contemporânea entre natureza e cultura e humanos e animais, voltado à promoção da saúde

Marisangela Spolaôr Lena, Universidade do Vale do Rio dos Sinos / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - com ênfase em Psicologia da Saúde, na Universidade Federal de Santa Maria (2012) tendo realizado mobilidade acadêmica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (2011), Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019), foi bolsista CAPES-PROSUC. Realiza investigação e tem interesse em: Promoção da Saúde; Cuidado integrativo; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Equoterapia; Sistema Prisional; Direitos Humanos; Necropolítica e Biopolítica.

Mateus Aparecido de Faria, Instituto René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz

Doutorando e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto René Rachou/Fundação Oswaldo Cruz (IRR/Fiocruz). Bacharel em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aperfeiçoado em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pedagogo pela Faculdade Unyleya. Técnico-administrativo em Educação na Escola de Veterinária da UFMG. Foi membro do Elos Coletivo - Núcleo Mineiro (http://eloscoletivo.wix.com/elos). Membro do Peoples Health Movement - PHM Brazil (http://www.phmovement.org/). Membro do Coletivo Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento MG (https://ctsmovmg.net.br/). Membro do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - linha de pesquisa Educação e processos formativos na saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História das Práticas da Saúde e da Doença (GEPHPSD) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Diretor Administrativo da Associação de Pós-graduandos do IRR/Fiocruz. Professor e Tutor da Faculdade Unyleya. Professor conteudista de material didático para cursos EaD.

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul - Programa de Pós-graduação em Educação

Geógrafo, Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor no curso de Medicina. Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS) e Editor-gerente da Revista Reflexão e Ação, do PPGEdu, na mesma instituição. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (EUA), concluiu Pós-doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo desempenhado atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Atualmente, desenvolve atividades de pós-doutoramento em Educação, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em pesquisa desenvolvida com a COVID Health Literacy Network. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Saúde e Geografia.

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS),

Mãe e atuante na causa das mulheres na ciência. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2005, e junto à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em 2013. É, atualmente, Professora Associada II da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS), desde 2017, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), desde 2019. É Líder do GEPS - Grupo de Estudos em Promoção da Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (www.ufrgs.br/geps). Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS), de 2012 a 2017. Foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente (PPGSCA/UFRGS), de 2007 a 2018. Foi Professora Visitante (2008) e Professora Colaboradora (2009-2010) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), em Portugal. E, de 2006 a 2013, foi Professora Convidada da Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), na Costa Rica. Atua, desde 2006, como Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em diferentes projetos, no Brasil e no exterior. Suas áreas de atuação são Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Promoção em Saúde.

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2022-07-02 — Atualizado em 2022-07-21

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