Corpo como Espaço, Gênero como Categoria: Uma Análise das Espacialidades da Escola de Guardas Mirins em Ponta Grossa ­Pr

Autores

  • João Paulo Leandro de Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0003-1373-2457
  • Marcio Jose Ornat Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i1.0008

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender como as espacialidades da Escola de Guardas Mirins 'Tenente Antônio João', constituem as concepções de gênero das pessoas atendidas na cidade de Ponta Grossa – Paraná. Nossa fonte de dados se refere a 41 questionários aplicados às pessoas assistidas por essa instituição de contraturno escolar. De forma geral, as respostas de campo evidenciam uma compreensão de gênero relacionada a um conjunto de normas e práticas do que é entendido enquanto "ser homem" e "ser mulher", tendo a escala do corpo como elemento central dessas concepções. Durante tempo considerável, as análises geográficas visualizaram os fenômenos envolvendo a escala do corpo, ou a compreensão do corpo enquanto espaço, como tema de segundo interesse, produzindo certo silêncio sobre as dinâmicas envolvendo a relação entre esses elementos. Assim, revela­se a importância do entendimento centralizado na escala do corpo, revelando uma configuração distinta do espaço geográfico, o que se revela como empreendimento científico e político para a Geografia.

Biografia do Autor

João Paulo Leandro de Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR (2015). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Universidade Estadual de Ponta Grossa - 2017). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisador do Grupo de Estudos Territoriais (GETE), Investigador da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). Diagramador da Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero. Coordenador do núcleo de digitalização do Museu Campos Gerais. Linhas de pesquisa atuante: Geografia Urbana, espacialidades, masculinidades, feminilidades, juventude, guardas mirins e tecnologia direcionada a acervos documentais.

Marcio Jose Ornat, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em Geografia (Universitat Autònoma de Barcelona - 2016); Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRJ - 2011); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (UEPG - 2008); Licenciado e Bacharel em Geografia (UEPG - 2005); Bacharel em Teologia (Claretiano - 2020). É professor Associado no Departamento de Geociências (UEPG) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO - UEPG); É pesquisador do Grupo de Estudos Territoriais (GETE - UEPG), do Grupo Geotecnologias na Geografia Aplicada (UNICENTRO) e do Mandrágora/Netmal - Grupo de Estudos de Gênero e Religião (Universidade Metodista de São Paulo); compõe a equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino-americana - REGGSILA; é coordenador de layout da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero. Atualmente tem desenvolvido atividades de pesquisa e extensão vinculadas as seguintes temáticas: (1) gênero, participação popular e elaboração de planos diretores; (2) cidade, planejamento e gestão urbanos.

Downloads

Publicado

2023-09-01 — Atualizado em 2023-09-02

Versões

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos