Corpo como Espaço, Gênero como Categoria: Uma Análise das Espacialidades da Escola de Guardas Mirins em Ponta Grossa Pr
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i1.0008Abstract
Este trabalho tem por objetivo compreender como as espacialidades da Escola de Guardas Mirins 'Tenente Antônio João', constituem as concepções de gênero das pessoas atendidas na cidade de Ponta Grossa – Paraná. Nossa fonte de dados se refere a 41 questionários aplicados às pessoas assistidas por essa instituição de contraturno escolar. De forma geral, as respostas de campo evidenciam uma compreensão de gênero relacionada a um conjunto de normas e práticas do que é entendido enquanto "ser homem" e "ser mulher", tendo a escala do corpo como elemento central dessas concepções. Durante tempo considerável, as análises geográficas visualizaram os fenômenos envolvendo a escala do corpo, ou a compreensão do corpo enquanto espaço, como tema de segundo interesse, produzindo certo silêncio sobre as dinâmicas envolvendo a relação entre esses elementos. Assim, revelase a importância do entendimento centralizado na escala do corpo, revelando uma configuração distinta do espaço geográfico, o que se revela como empreendimento científico e político para a Geografia.
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2023-09-02 (2)
- 2023-09-01 (1)
Fascicolo
Sezione
Licenza
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.