Existem sonhos dentro do Cárcere? A realidade das mulheres privadas de liberdade, contada por meio dos Mapas Mentais, num recorte espacial geográfico.

Autores

  • Maria Madalena Lemes Mendes Unir - Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0001-6010-3368
  • Maria das Graças Silva Nascimento Silva Unir - Universidade Federal de Rondônia;

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i2.0009

Resumo

Você já se perguntou o que faz uma mulher chegar até a prisão? Esta é uma pesquisa em Geografia, a qual abordou sobre a espacialidade geográfica das mulheres no cárcere. A imagem acima retrata um dos momentos da pesquisa realizada na Penitenciária Regional de Rolim de Moura, Rondônia. Na prisão, existe um lado que ninguém se interessou em contar, e a sociedade externa nunca quis saber. Quais motivos de estarem ali, as condições, e qual a relação da mulher com o crime? Conforme os resultados desta pesquisa, a maioria das reeducandas são jovens, solteiras, têm filhos, e pouca escolaridade. Esses dados corroboram com o Relatório Temático sobre Mulheres privadas de liberdade (SILVA, 2019), e trata sobre as informações penitenciárias relacionadas ao gênero feminino. Através de uma análise descritiva e bibliográfica este artigo explica por meio dos Mapas Mentais (KOZEL, 2018), a realidade das mulheres no sistema prisional.

Biografia do Autor

Maria das Graças Silva Nascimento Silva, Unir - Universidade Federal de Rondônia;

Doutora em Ciências Sócio Ambiental e Desenvolvimento Sustentável , pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia - NAEA da Universidade Federal do Pará (2004), Pós-Doutorado em Geografia Humana, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG -PR. Mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996), Graduada em Geografia pelas Universidade Federal de Rondônia (1988). Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Pesquisa principal na área de Geografia e Gênero, com ênfase em Políticas Públicas para mulheres do campo , da floresta e das águas. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero - GEPGENERO, É também docente do quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.Participa das seguintes Redes de Pesquisas: Rede Latino Americana de Geografia e Gênero - RLAGG , Rede Espaço e Diferença RED# e da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latino -Americana - REGGILA. ORCID - http://orcid.org/0000-0002-1758-4116

Downloads

Publicado

2023-12-10

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos