Geografia e gênero no Cerrado maranhense: o trabalho das mulheres em meio ao capital no campo
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.14.i2.0011Resumo
Esta pesquisa buscou relacionar Geografia e Gênero como uma proposta que contribui para a compreensão do território. No caso aqui específico, o Cerrado no município de Brejo localizado no leste do estado do Maranhão, considerado como um espaço que abriga duas lógicas, a do desenvolvimento do agronegócio representado pela soja e a reprodução da agricultura desenvolvida pelas mulheres rurais. Diante desta possibilidade, este estudo, se desenvolveu numa perspectiva de desconstrução das “tradicionais abordagens geográficas”. Para isso, buscou-se promover a inserção de um grupo social, as mulheres trabalhadoras rurais e sua efetiva relação com o território que representa cerrado maranhense. Neste estudo, apreendeu-se as relações de gênero como agentes estruturantes na construção do espaço e a necessária compreensão que deve ter a Geografia enquanto Ciência sobre essa dimensão.
Palavras-chave: Geografia. Gênero. Agronegócio. Agricultura. Trabalhadoras rurais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.