Gênero e direito a cidade: é como se nós fossemos um brinquedo, uma propriedade, que a gente tem que fazer o que eles julgam que temos que fazer
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0001Resumo
Partimos do pressuposto de que as teorizações sobre a produção do espaço urbano na Geografia, têm ocultado as questões de gênero e as lutas diárias das mulheres na e pela cidade. Temos como objetivo identificar as estratégias que as mulheres criam e desenvolvem em seus cotidianos para driblarem algumas situações e exercerem suas atividades diárias. Do ponto de vista metodológico utilizamos principalmente instrumentos de cunho qualitativo, entrevistas com roteiros semiestruturados com mulheres que trabalham dentro e fora de casa, estudam e são responsáveis por grande parte das tarefas e responsabilidades domésticas. Embora as dificuldades existam, principalmente ligadas ao excesso de trabalho, estratégias são delineadas diariamente pelas mulheres pesquisadas para que consigam exercer seus múltiplos papeis sociais e terem acesso aos diferentes espaços e posições na cidade, conformando, de modo relativo, espaços paradoxais, de transformação, no plano do cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.