Territorialização e o direito à cidade: análise dos espaços de sociabilidade LGBTQIA+ em Curitiba, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0013Resumo
A territorialização de grupos marginalizados revela estratégias de proteção, na medida em que seu direito à cidade é ameaçado pelos estigmas, a exemplo da comunidade LGBTQIA+. No município de Curitiba, o presente trabalhou buscou identificar, caracterizar e analisar os espaços de sociabilidade LGBTQIA+ e como esses locais e seus frequentadores se relacionam com a cidade, no que se refere à sua sociabilidade segura. Do ponto de vista metodológico, usou como suporte analítico teorias consolidadas sobre o tema, análise de questionários, pesquisas em plataformas e redes sociais e mapeamento. O resultado indicou que a percepção de que existe segurança para a sociabilidade é condicionada por uma série de fatores, o que expõe as limitações no direito à cidade por esse grupo social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.