Além do arco-íris: o suicídio da população LGBTI+ numa compreensão fenomenológico-hermenêutica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0015

Resumo

A população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexo) tem sido apontada com maior propensão ao suicídio na literatura científica. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo compreender a experiência de pessoas LGBTI+ que tentaram
suicídio, a partir da perspectiva fenomenológico­-hermenêutica de Martin Heidegger. Foram entrevistadas pessoas que tentaram suicídio e sobreviveram. As análises foram feitas a partir da inspiração no círculo hermenêutico compreensivo. As narrativas demonstraram vivências de sofrimento, violência, existências sem pertencimento e o matar-se como possibilidade de não mais habitar este mundo. Espera-se que os resultados contribuam para ampliar a discussão sobre a saúde mental da população LGBTI+ na sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Vanessa Morais da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Aperfeiçoamento em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pelo Núcleo de Psicologia Fenomenológica (Poiesis-Natal/RN). Especialização em Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada pelo Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE-Rio de Janeiro/RJ). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduaçao em Psicologia (PPgPsi/UFRN) e pesquisadora do Grupo de Estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano (GESDH/UFRN/CNPq), desenvolvendo suas principais atividades com as seguintes temáticas: suicídio, saúde mental da população LGBTQIA+, envelhecimento de mulheres lésbicas e clínica/pesquisa Fenomenológico-Existencial.

Ana Karina Silva Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora colaboradora do PPGPSI-UFRN. É Vice-Coordenadora do Grupo de estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano - GESDH/UFRN/CNPQ. Membro do GT - Psicologia Fenomenológico-hermenêutica e questões contemporâneas - ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: suicídio, psicologia clínica fenomenológica hermenêutica heideggeriana, violência contra a mulher, pesquisa fenomenológica heremenêutica heideggeriana.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos