Participação Político-eleitoral das mulheres e desenvolvimento sustentável: uma tênue relação inesperada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0009

Resumo

A literatura acadêmica indica que a igualdade de gênero e a ocupação de espaços decisórios pelas mulheres ampliam tendencialmente a conquista de bem­estar comum na sociedade. Visando a exploração dessa temática, o presente trabalho investiga a relação entre a
participação política das mulheres em três eleições e dois indicadores de desenvolvimento sustentável. Para os trabalhos, foram utilizados dados dos repositórios de candidaturas e prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral referentes às candidaturas ao cargo de vereador nas eleições de 2008, 2012 e 2016, em 5.546 municípios do país, em associação com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC­BR). Para o tratamento e análises estatísticas, foi utilizado o software Jamovi, além de planilhas de cálculo. Contrariando a literatura vigente, os resultados apontam para (inesperadas) correlações próximas a zero entre a maior ou menor participação político­eleitoral das mulheres e ampliação ou redução dos indicadores de desenvolvimento sustentável.

Downloads

Biografia do Autor

Mariana Silveira Dourado, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Mestra em Desenvolvimento Territorial Sustentável - UFPR Litoral (2022), faço parte do grupo de pesquisas Laboratório de análise de Redes (LAR), da Universidade Federal do Paraná, onde desenvolve pesquisas em análise de redes sociais (ARS) e financiamento eleitoral. Minha dissertação visa responder, a partir de analises multivariada, se há um perfil de candidato nos municípios com maior pontuação no IDSC - Índice de Desenvolvimento das Cidades. Sou graduada em Gestão e Empreendedorismo pela UFPR Litoral (2021), minha experiência profissional é área de gestão de negócios, inovação, sustentabilidade e ESG, com a aplicação e padronização de processos gerenciais na área de gestão financeira, gestão de produção, gestão de pessoas, gestão da qualidade, planejamento estratégico e análise de cenários.

Vanessa Reis de Oliveira Caetano, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável ? PPGDTS/UFPR Litoral (2023), o qual fui classificada em primeiro lugar no processo seletivo na linha 2 de pesquisa; Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho, na Área da Educação, pela Universidade Federal do Piauí (2023); Especialista em Educação a Distância com Ênfase na Formação de Tutores, pela Faculdade UNINA (2022); Bacharela em Administração Pública, pela Universidade Federal do Paraná ? Setor Litoral (2023); Bacharela em Administração, pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020); Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos, pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2019); Sou voluntária da Iniciação Cientifica, fazendo parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Análise de Redes (LAR/UFPR) atuando na linha de Financiamento Eleitoral e Análise de redes, pela Universidade Federal do Paraná; Participei do IV Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável e IV Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança - SIDETEG, sendo autora de artigo (2022); Participei da 13ᵃ Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ? SIEPE, da Universidade Federal do Paraná, sendo autora do trabalho intitulado Redes Sociais e Eleições no Brasil: Levantamento da Produção na Área e Sistematização de Biblioteca, sob a orientação do Prof. Dr. Ivan Jairo Junckes, sendo classifica em 1º lugar na EVINCI/EINTI Banca 174 ? Litoral (2022); Atuo como Professora - Tutora do Curso de Gestão Pública da Faculdade UNINA; Fiz parte como bolsista do Programa Institucional de Monitoria, pela Universidade Federal do Paraná (2021-2022); Fiz parte como voluntária da Coordenação do curso de Administração Pública, pela Universidade Federal do Paraná (2020-2022); Atuei como tesoureira do Centro Acadêmico do curso de Administração Pública (2019-2021).

Ivan Jairo Junckes, Universidade Federal do Paraná

É professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, no Curso de Gestão Pública. Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado (1997) e doutorado (2004) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tendo realizado pós-doutoramento (2008) na Facultad de Ciencias Políticas Y Sociología da Universidad Complutense de Madrid - UCM. Desenvolve pesquisa em análise de redes sociais (ARS) de financiamento eleitoral. Tem interesse também em temáticas de planejamento estratégico, gestão pública, questões de gênero, financeirização mundial, organização do trabalho e sindicalismo. 

Downloads

Publicado

2025-04-17

Edição

Seção

Artigos / Articles/ Artículos