Participação Político-eleitoral das mulheres e desenvolvimento sustentável: uma tênue relação inesperada
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0009Resumo
A literatura acadêmica indica que a igualdade de gênero e a ocupação de espaços decisórios pelas mulheres ampliam tendencialmente a conquista de bemestar comum na sociedade. Visando a exploração dessa temática, o presente trabalho investiga a relação entre a
participação política das mulheres em três eleições e dois indicadores de desenvolvimento sustentável. Para os trabalhos, foram utilizados dados dos repositórios de candidaturas e prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral referentes às candidaturas ao cargo de vereador nas eleições de 2008, 2012 e 2016, em 5.546 municípios do país, em associação com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSCBR). Para o tratamento e análises estatísticas, foi utilizado o software Jamovi, além de planilhas de cálculo. Contrariando a literatura vigente, os resultados apontam para (inesperadas) correlações próximas a zero entre a maior ou menor participação políticoeleitoral das mulheres e ampliação ou redução dos indicadores de desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.