Transformación de la Vida de las Mujeres en la Primera Fase del Sistema Lerma: Una Lectura desde el Hidrofeminismo
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0001Resumo
Este artigo se propõe a analisar como o eixo do poder, a partir de uma lógica patriarcal, tornou invisíveis as mulheres, em sua relação com a água. Essa exclusão está inserida em um sistema de dominação amplo que afastou as mulheres, tanto dos âmbitos formais como informais, do poder e do conhecimento relacionado à água, a isso chamaremos de “sistema hidropatriarcal”, apesar de as relações de conhecimento local, gestão e uso – tanto material como simbólico, lúdico e artístico das mulheres – com a água sempre terem existido. Expõese como as políticas hídricas governamentais, por meio de obras como o Sistema Lerma, impactaram as mulheres; e como, apesar da segregação sistemática, identificase que as mulheres tiveram um papel ativo nos processos de uso, defesa e gestão da água. Problematizar e evidenciar a participação das mulheres com a água em suas dimensões e escalas é o que chamaremos de “olhar hidrofeminista”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.