Análise da participação política feminina nas Assembléias Legislativas da região sul do Brasil (1998-2006) / Analysis of the political participation of women in legislatures in Southern Brazil(1998-2006) - Doi http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.1.i2.254269
Schlagworte:
Eleições, participação feminina, política de cotas de gênero, perfil social.Abstract
O trabalho, a seguir, tem por objetivo apresentar um relatório parcial de uma série de pesquisas em andamento, com relação à participação política feminina nas Assembleias Legislativas da região sul do Brasil, e sobre a política de cotas de gênero e sua efetividade. Para tanto, um amplo banco de dados de candidatas e eleitas está em construção e, com ele, já foi possível apresentar um balanço estatístico da participação feminina nas eleições sob análise; analisar o perfil destas políticas a partir das seguintes dimensões: idade, estado civil, escolaridade, profissão e filiação partidária das candidatas e eleitas entre os anos de 1998 e 2006, além de uma prévia das análises a respeito do total de bens e probabilidade de gastos em campanha das candidatas e eleitas na eleição de 2006. Recorrendo a testes estatísticos verificou-se a significância de tais atributos sociais das candidatas nas chances de ser eleitas para os pleitos legislativos. Utilizamos como fontes o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais Eleitorais de SC, RG e PR e consultas em banco de dados sobre as eleições.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.