As trabalhadoras negras em atividades de serviços de limpeza: um olhar que desvela
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i1.0005Schlagworte:
geografia, trabalho, gênero, raça,Abstract
O trabalho formal realizado nas atividades de serviços de limpeza está aliado ao trabalho doméstico que as mulheres exercem, também, em suas casas, configurando uma dupla ou tripla jornada que demarca fatores de exploração e opressão tanto no âmbito público, como no privado. A cor da pele conjunta a divisão sexual do trabalho, se mostra uma variável determinante no papel que as mulheres negras ocupam no mercado de trabalho. Este espaço é seletivo e limitado por conta de uma sociedade machista e racista. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o perfil das trabalhadoras na área da limpeza em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do município de Rio Grande, localizado no sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul (RS), considerando situações de opressão, exploração e resistência no âmbito
laboral. O estudo coletou dados sobre o trabalho feminino no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e realizou entrevistas com cinco trabalhadoras negras. Os dados empíricos quantitativos e qualitativos coletados e iluminados através de categorias feministas interseccionadas (gênero, raça e classe), possibilitou evidenciar uma realidade em que as mulheres negras ainda trabalham nos setores econômicos com baixos salários e prestígio social, consequência do longo período escravocrata brasileiro, mesclado com o racismo e o machismo contemporâneo. Esta condição social e econômica impõe dificuldades de resistência individual ou coletiva, limitando o acesso e a permanência em empregos que possibilitariam melhores condições de vida a estas mulheres.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.