Aqui jaz o amor: o nascimento do homem, a produção das masculinidades e as relações internacionais. DOI: 10.5212/Rlagg.v.3.i1.017029
Schlagworte:
Masculinidades, Relações Internacionais, guerra, globalização, ordem internacionalAbstract
O objetivo central é examinar como fenômenos sociopolíticos, econômicos e culturais no nível internacional atuam no processo de constituição das masculinidades ocidentais, bem como tais masculinidades constroem o sentido das relações de poder articuladas na política entre Estados e demais atores no nível externo. O argumento central aponta que fenômenos como a guerra, a expansão da ordem internacional e a globalização podem reforçar mecanismos de segregação e de hierarquização da diferença ao criarem discursos e valores que legitimam as masculinidades hegemônicas à custa das feminilidades e das masculinidades subordinadas e permitirem o acesso a recursos materiais importantes à perpetuação das masculinidades hegemônicas, mesmo que por vezes haja mais espaço para a expressão de desafios e concepções alternativas a elas. Simultaneamente, a consolidação das masculinidades hegemônicas entrelaça-se a outras formas de dominação e de exclusão de forma a perpetuar a homogeneidade, a coesão e a integridade de comunidades políticas específicas no Ocidente e reificar hierarquias e estratégias espaciais e temporais de marginalização da diferença. Porém, o resgate do amor pode oferecer respostas aos desafios da interação com a diversidade por meio da construção de confiança, da autorreflexão crítica, do diálogo e da aliança entre críticas sociais culturalmente diversas à desigualdade.Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.