Homossociabilidade, Masculinidade Nociva e Mortes Violentas de Jovens Homens em Belém – PA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.15.i2.0011

Abstract

O estudo envolve a realidade das problemáticas sociais na periferia da Terra Firme, na cidade de Belém/PA. Objetiva-se compreender como as construções de gênero e sexualidade de jovens homens, no bairro da Terra Firme, se refletem nas relações e ações de contenção à violência urbana. A partir de abordagem quali-quantitativa e de estudo de caso, com levantamento bibliográfico e trabalhos de campo, identificou-se que as relações de sobrevivência entre homens heterossexuais comumente perpassam pela territorialidade da masculinidade nociva, bem como as ações de contenção à violência urbana pouco levam em consideração as questões de gênero.

Downloads

Autor/innen-Biografien

Pedro Israel Mota Pinto, Universidade do Estado do Pará

Mestrando em Geografia pela Universidade do Estado do Pará, membro do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano - GeoPUrb e do Laboratório de Pesquisa e Análise em Geografia da Violência e do Crime – LAB-GEOVCRIM.

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Geógrafo, Doutor em Geografia, Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará, Líder do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano – GeoPUrb.

Clay Anderson Nunes Chagas, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (2002) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é Reitor da Universidade do Estado do Pará, participa do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal do Pará como professor Permanente. Professor da Universidade do Estado do Pará atuando no curso de graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Veröffentlicht

2025-04-17

Ausgabe

Rubrik

Artigos / Articles/ Artículos