Vidas móveis em trânsitos cotidianos: a mobilidade das empregadas domésticas em contexto urbano na cidade de Montes Claros- MG
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i1.0001Abstract
Este artigo tem por objetivo compreender como se dá a apropriação dos espaços públicos urbanos a partir das experiências sociais das empregadas domésticas negras. Percebe-se assim que as mobilidades cotidianas das empregadas domésticas negras se manifestam e se territorializam nos espaços da diferença nas cidades. Com base na técnica etnográfica combinada com a observação participante e a observação do comportamento manifesto, acompanhou-se as experiências das empregadas domésticas no meio urbano, desde seu ir e vir para o trabalho nas casas de suas patroas às conexões que atuam na apropriação dos espaços públicos. Isso foi feito mobilizando análises centradas na Black Geographies, no feminismo negro e na mobilidade urbana a partir de uma abordagem interseccional. Além disso, são reveladas performances de inserção dessas interlocutoras no modo de fazer a cidade que engloba a construção de redes de sociabilidade feminina e de táticas de resistência às expulsões e às diversas formas de perseguição e controle inerentes ao exercício dessas atividades laborais e ao atravessamento delas pelas ordens de gênero e de raça.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.