Inserção no Mercado de Trabalho Brasileiro por Haitianos: uma perspectiva de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i1.0007Keywords:
Imigração, Gênero, Trabalho, Mercado de Trabalho.Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar a partir de uma perspectiva de gênero como se deu o processo de inserção de haitianos no mercado de trabalho brasileiro, que migraram para o Brasil após o terremoto de 2010. O referencial teórico retrata as origens e as causas dos movimentos migratórios para em seguida discutir o processo de migração, trabalho e gênero. Os resultados indicaram que as mulheres quando chegam ao Brasil têm como principal atividade os serviços gerais. A maioria dos homens se submetem a serviços braçais em péssimas condições de trabalho, e a situação das mulheres é ainda mais delicada, uma vez que enfrentam grandes dificuldades de encontrar trabalho que seja flexível para levar e buscar os filhos na creche.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.