A utilização da mídia publicitária no ensino de geografia: uma oficina pedagógica acerca da discriminação da mulher

Authors

  • Jéssica Justino Brandão Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i1.0010

Keywords:

Discriminação da mulher, Publicidade, Ensino de Geografia

Abstract

O presente artigo teve como principal objetivo investigar como a publicidade pode auxiliar na construção da discussão sobre a discriminação da mulher com alunos do ensino médio, e desta forma utilizá­la como uma ferramenta didática para a análise crítica de uma realidade social. Os resultados foram obtidos por intermédio de duas questões dissertativas respondidas pelos alunos e analisadas por meio do modelo de categorização elaborado por Fonseca (2015) que foi baseado na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Desta maneira, foi possível constatar a necessidade de se discutir com os educandos na disciplina de Geografia, a discriminação da mulher e atrelá­la ao conhecimento geográfico, para se construir a percepção de como esse problema se manifesta e se reproduz na sociedade.

Author Biographies

Jéssica Justino Brandão, Universidade Estadual de Londrina

Licencianda em Geografia.

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia: Dinâmica Espaço Ambiental da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Univerisade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos; formação inicial de geografia e em educação especial.

Published

2019-02-20

Issue

Section

Artigos / Articles/ Artículos