Entre o cisplay e a passabilidade: transfobia e regulação dos corpos trans no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i2.0019Keywords:
pessoas trans, trabalho, transfobia, passabilidade, cisplayAbstract
Este artigo parte de uma pesquisa maior que investiga como a discriminação a pessoas trans afeta sua empregabilidade e acesso à renda. Aqui exploramos duas categorias (cisplay e passabilidade) que emergiram nos relatos e se expressam de forma paradoxal no universo do trabalho: operam tanto como vetores de exclusão e violência, quanto como uma forma de sublimação da diferença. Mostramos como o corpo trans é necessariamente moldado por necessidades econômicas e sociais comuns, ultrapassando o âmbito da escolha individual, que também está presente, mas deslocada para o âmbito da possibilidade. Argumentamos que o trabalho pode ser, e frequentemente o é, um sistema operador da cisgeneridade compulsória.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.