Demandas habitacionais de famílias monoparentais com responsabilidade feminina e as políticas públicas municipais desenvolvidas pela PROLAR entre 2004 à 2007 em Ponta Grossa – PR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.1.i2.233244
Keywords:
Estado, habitação, espaço urbano, gêneroAbstract
O presente artigo tem o objetivo de compreender as relações entre a demanda das mulheres chefes de família e a política habitacional desenvolvida pela Companhia de Habitação de Ponta Grossa – PROLAR, tomando como referência o período de 2004 a 2007. A operacionalização da pesquisa foi desenvolvida através de coleta de dados quantitativos a partir do cadastro socioeconômico da PROLAR e de dados qualitativos que foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com as mulheres responsáveis pelos imóveis dos Conjuntos Habitacionais Jardim Jacarandá I e II e Jardim Alto Alegre. O trabalho evidenciou que as famílias chefiadas por mulheres, moradoras dos empreendimentos selecionados, apresentam várias precariedades como baixa escolaridade, baixa renda e escasso acesso ao mercado de trabalho formal, e que, apesar da presença expressiva de famílias mono parentais femininas de baixa renda, o Poder Público Municipal de Ponta Grossa considera a população demandante da habitação popular como um grupo homogêneo e não tem realizado políticas sociais que envolvam as desigualdades de gênero.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.