O Combate ao Feminicídio Político na Luta Antirracista: O Caso da Vereadora Marielle Franco
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.12.i2.0009Abstract
O artigo é uma análise crítica sobre a força de Marielle Franco, vereadora negra e periférica vítima de feminicídio político, que conseguiu fazer com que a sua voz ressoasse na arena política/pública de forma que várias mulheres passaram a contribuir com as suas lutas, tendo como pergunta de pesquisa: Como o combate do feminicídio político pode ser um ganho na luta antirracista? Com o uso do método bibliográfico de abordagem qualitativa, utilizase o conceito de antropocentrismo para entender a vida e a morte de Marielle Franco, observando as potencialidades discursivas da sua trajetória, principalmente política, e de como isso pode possibilitar mais um passo para a luta antirracista no âmbito das políticas públicas e das
geografias feministas junto com o conceito interseccional e de dados secundários.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.