O Espaço Furtivo das Crianças e Adolescentes do Sexo Masculino nas Experiências de Violência Sexual
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0016Keywords:
Masculinidade, Sexualidade, Violência Sexual.Abstract
Esta pesquisa pretende compreender a relação entre masculinidade e sexualidade, observando as experiências de adolescentes do sexo masculino em conflito com a lei em áreas periféricas. O referencial empírico da análise foi criado a partir de espaços de pobreza na cidade de Ponta Grossa, localizada no estado do Paraná. A análise mostra evidências de duas dimensões relacionadas com o fenômeno investigado. O primeiro referem-se às experiências de adolescentes do sexo masculino descritas nos registros policiais. Foram observados documentos chamados "termos de declaração" sobre violência sexual, utilizando como metodologia a Análise de Conteúdo. Com ela, foram detectados alguns casos de estupro, atentado violento ao pudor e outros atos sexuais ilegais. Através da análise dos casos de violência sexual e física, foi possível perceber uma subversão da heterossexualidade na adolescência, juntamente com uma restrição sobre a violação da sexualidade na infância. A segunda dimensão foi considerada através da análise de evocações extraídas dos registros policiais e que se referem aos espaços da violência sexual e as estratégias utilizadas pelos abusadores para realizar e ocultar seus atos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.