Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.9.i1.0003

Palabras clave:

sexualidade, inclusão/exclusão, escola

Resumen

Problematizamos, neste artigo, inclusão como um processo, assim como a relação dialética dos termos inclusão/exclusão. Neste sentido, categorias como gênero, sexualidade, deficiência, classe, raça, geração, entre outros marcadores sociais da diferença, mostram-se suscetíveis a processos de inclusão/exclusão em variados âmbitos de nossa sociedade, em particular no escolar. Através de pesquisa do tipo etnográfica, realizada em uma escola pública no estado do RJ, focalizamos a categoria sexualidade, buscando compreender como a mesma se fazia presente e era reconhecida neste espaço. Constatamos que a sexualidade, no contexto da pesquisa, se mostrou dentro de um paradoxo, pois convergências e divergências se fizeram presentes nas formas em que os sujeitos no contexto da escola investigada mostravam-se diante de tais questões.

Biografía del autor/a

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II

Doutor em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Docente EBTT do Colégio Pedro II

Mônica Pereira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

2018-08-23

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos