Políticas públicas de gênero no contexto escolar: percepções de orientadoras educacionais

Autores/as

  • Mareli Eliane Graupe UNIPLAC http://orcid.org/0000-0003-1376-7836
  • Geraldo Augusto Locks UNiPLAC
  • Lúcia Aulete Búrigo de Sousa Secretaria Municipal de Lages

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i1.0011

Palabras clave:

Políticas públicas, Gênero, Orientadoras Educacionais, Pedagogia da equidade,

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre as políticas públicas de gênero no contexto escolar. O referencial teórico abarca autoras do campo de educação, gênero e políticas públicas. É uma investigação de caráter documental e pesquisa de campo com quatro orientadoras educacionais da rede municipal de ensino. Os dados foram interpretados de acordo com a análise de conteúdo qualitativo. O foco da análise reside nas contribuições das políticas públicas e as percepções de orientadoras educacionais acerca da implementação dessas
políticas na prática escolar. Constatou­se que, embora haja conhecimento dessas políticas, existe uma ruptura entre o saber e o fazer pedagógico.

Biografía del autor/a

Mareli Eliane Graupe, UNIPLAC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC. Coordena o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na America Latina (GECAL/UNIPLAC). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011), pós-doutorado em Antropologia Social , UFSC (2012). Tem experiência na área de educação, com ênfase em docência, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, diversidade, sexualidade, políticas públicas de gênero, equidade de gênero e educação, metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa. Pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC).

Geraldo Augusto Locks, UNiPLAC

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Planalto Catarinense (1977). Graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo (1994). Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Pos-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Docente Pesquisador do PPGE da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC - SC). Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP UNIPLAC).

Lúcia Aulete Búrigo de Sousa, Secretaria Municipal de Lages

Possui mestrado em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (20015). Especialização em Metodologia de Ensino-Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral -Amparo SP 360 horas (2004); Especialização Psicopedagogia Clínica e Institucional 600 horas (2004); Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) -MEC UNESP-Marília -SP 360 horas (2012); Graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1993). Professora efetiva da rede municipal de ensino de Lages. Pesquisadora do Grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Área de interesse: educação, gênero, educação especial, sexualidades.

Publicado

2019-02-20

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos