Demandas que unem: as mulheres da Terra Indígena Rio Guaporé e a busca por representatividade política
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.10.i2.0011Palabras clave:
Mulheres, Terra Indígena Rio Guaporé, Demandas, Território, Gênero.Resumen
Este artigo apresenta o resultado de trabalhos de campo realizados no período de 2016 a 2018 na Terra Indígena Rio Guaporé (TIRG), em Guajará Mirim, Rondônia. Considerando que na terra indígena em questão vivem aproximadamente quinze povos indígenas com culturas e modo de vida distintos, buscamos identificar as principais demandas das mulheres desta localidade, investigamos ainda como se dá a atual organização política da TIRG e se a mesma possui alguma relação com as questões de gênero; a existência ou não de representatividade feminina entre as lideranças formais e informais da TIRG (caciques) e se as mulheres desenvolvem estratégias para a identificação e atendimento de suas demandas. Para alcançar os objetivos propostos foram empregados como instrumentos de coletas de dados a observação participante, a aplicação de questionários semi-estruturados, rodas de conversa, entrevistas e registros fotográficos. Foi possível concluir que apesar das diferenças culturais das mulheres da TIRG, as mesmas compartilham demandas semelhantes que são marcadas pela dificuldade de acesso à direitos fundamentais e pelas violências múltiplas sofridas pelo fato de serem mulheres indígenas que habitem uma região de fronteira e que representam a violação dos corpos e do território. Contudo, em um movimento de resistência, essas mulheres encontram nas demandas femininas e nas dificuldades vivenciadas o ponto de união feminino para o início de uma caminhada em direção à luta pela defesa dos seus direitos através da organização sociopolítica e da busca por espaços de fala e representatividade política.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.