De gueto a destino turístico urbano: um estudo da ‘regulierdwarsstraat’, Amsterdã, Holanda no contexto LGBTQ+
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.12.i1.0004Resumen
O texto apresenta uma interpretação espacial e funcional da tradicional e excêntrica Reguliersdwarsstraat como reduto turístico direcionados para o público LGBTQ+. O conceito de Área Funcional Turística (Precinct) e a clássica teoria da expansão dos equipamentos turísticos de Miossec (1977), conferiram o principal suporte teórico ao estudo, que contou com trabalho de campo, operacionalizado pela metodologia da observação participante. O artigo além de discutir o Turismo Urbano, apresenta uma caracterização do ambiente em que prevalece uma perspectiva histórica da configuração da Reguliersdwarsstraat, chegando ao panorama atual. Pode-se concluir que a área se desenvolveu integrada à dinâmica da cidade, superando uma condição histórica de gueto, sendo mais recentemente impulsionada pelo público frequentador, o que favoreceu a consolidação de Amsterdam como um Destino Turístico Urbano Cosmopolita para o público LGBTQ+.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.