Violência doméstica e masculinidades: uma análise geográfica
DOI:
https://doi.org/10.5212//Rlagg.v.11.i2.0009Resumen
Este artigo analisa os diferentes significados de gênero construídos por homens envolvidos em violência doméstica na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para cumprir tal intento foi realizada uma dinâmica com um grupo de dezenove homens condenados por violência doméstica que são obrigados, como parte de sua pena, a realizar um curso de reflexão sobre atos, valores e ideias que são geradores da violência contra as mulheres na Organização Não Governamental ‘Melhor Viver’. Com autorização judicial e apoio de um profissional da área de psicologia foi realizada uma dinâmica de grupo focal, inspirada na ideia de Selltiz et. al (1987), em que foram discutidas, classificadas e registradas as representações de masculinidade, feminilidade, família e espaço doméstico. A pesquisa evidenciou a permanência de valores tradicionais de gênero em que são enaltecidos os homens como provedores de suas famílias e trabalhadores, enquanto as mulheres retratadas como desejáveis são aquelas que cumprem o acolhimento e a maternidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.