Educação Transgressora no Espaço Escolar: Considerações sobre Corpo em uma Perspectiva Interseccional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.12.i2.0001

Resumen

El cuerpo y el espacio en el que se insertan los sujetos han sido objeto de extensas discusiones en las últimas décadas, con miras a diferentes aspectos, contextos, prácticas y significados. Con ello, el presente texto pretende conceptualizar las geografías feministas y la interseccionalidad como metodologías de abordaje; lidiar con la corporeidad de las niñas en la escuela; y finalmente, enfatizar el espacio escolar como posibilidad de una educación transgresora. Para lograr los objetivos de la investigación se utilizará como metodología de aproximación la geografía feminista, la cual se articulará con la metodología de aproximación de Crenshaw (2002) y con el materialismo histórico de Marx. El enfoque metodológico es cualitativo y el tipo de estudio analítico y exploratorio, basado en la investigación bibliográfica.

Biografía del autor/a

Francisca Kananda Lustosa dos Santos, UFPI

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí, da Linha de Cultura, Identidade e Processos Sociais. Pesquisa sobre machismo e interseccionalidade na escola; Politicas Públicas de gênero, raça e classe; Politica de educação e estudos de raça e gênero; Politicas sociais, capitalismo e pobreza. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Santo Agostinho (2018). Especialista em Políticas Públicas, gestão e serviço sociais.  

Elaine Ferreira do Nascimento, Fiocruz Piauí, Brasil; UFPI.

Pesquisadora e Coordenadora Adjunta da Fiocruz Piauí. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira/ Fundação Oswaldo Cruz (2002) e Doutorado em Ciências pelo Instituto Fernandes Figueira /Fundação Oswaldo Cruz (2007). Tem experiência em pesquisa na área de Saúde Pública, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, violência contra a mulher e feminicídio, sexualidades masculinas, serviço social, juventude, políticas públicas, questão racial, mortalidade materno-infantil, avaliação de serviços de saúde, doenças negligenciadas, saúde e violência da população LGBTQI+, determinantes sociais de saúde, Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Publicado

2022-02-25

Número

Sección

Machismo, interseccionalidade e território: uma perspectiva da geografia feminis