Tecendo Redes pela Igualdade: Meninas Adolescentes de Comunidades de Baixa-renda Debatendo Sobre as Relações de Gênero e a Violência Contra as Mulheres. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.002014

Autores/as

  • Telma Silva Low Universidad de Valencia
  • Danielly Spósito Pessoa de Melo Universidad de Valencia

Palabras clave:

Adolescência, Comunidade, Gênero, Violência, Subjetividade

Resumen

A construção do conhecimento nos permite (des) aprender e (re) significar valores, ideais e práticas de vida, especialmente quando é feita a partir do encontro e diálogo entre academia e comunidade. A igualdade de oportunidades entre homens e mulheres também parece possível quando tem nos fundamentados nessa premissa. Este artigo visa, portanto, refletir sobre os discursos construídos por meninas adolescentes, moradoras de duas comunidades de baixa-renda de Recife, com respeito ao tema de gênero e violência contra as mulheres.

Biografía del autor/a

Telma Silva Low, Universidad de Valencia

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Psicologia Social  Comunitária pela Faculdade Frassinetti do Recife e Mestrado em Género y Políticas de Igualdad pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona-Universidad de Valencia/España. Atualmente, é bolsista da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e cursa o doutorado em Estudios de Género pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona da Universidad de Valencia/España.

Danielly Spósito Pessoa de Melo, Universidad de Valencia

Assistente Social graduada pela Universidade Católica de Pernambuco, Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Mestra em Género y Políticas de Igualdad pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona-Universidad de Valencia/España. Atualmente, é bolsista da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID) e cursa o doutorado em Estudios de Género pelo Institut Universitari d’Estudis de la Dona da Universidad de Valencia/España.

Publicado

2011-07-23

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos