LIDERAZGO COMUNITARIO, TRABAJO, AUTONOMÍA Y EMPODERAMIENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.16.i2.0008

Resumen

Eso trabajo tiene como objetivo analizar el proceso de construcción de autonomía entre líderes comunitarios y reflexionar sobre cómo articulan alternativas y posibilidades para desarrollar un trabajo productivo, lo que se traduce en autonomía y posicionamientos que demarcan actitudes de empoderamiento. De la investigación participaron 14 trabajadoras de la Cooperativa COOPVILA, que fabrica muebles de madera reciclables, que actúan en la comunidad de Vila Maranhão, São Luís/MA. En cuanto a la metodología, los instrumentos utilizados fueron el diario de campo (DC), el inventario sociodemográfico (ISD) y la entrevista semiestructurada (ESE). Los resultados finales mostraron la interacción entre mujeres a través del trabajo colaborativo y autónomo, además de enfrentar prejuicios y formas de prohibición que obstaculizaban el desarrollo del trabajo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neuzeli Maria de Almeida Pinto, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa UFV (1994), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP/FFCLRP (1998). Durante o mestrado, investigou a relação de parentesco e vizinhança em famílias de classes populares cortadoras de cana, bem como a troca de favores, solidariedade e conflitos. Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC/UFPA (2013). Na tese de doutorado investigou as redes de relações sociais, o papel e o trabalho mantido pelas mulheres em comunidades rurais e ribeirinhas. Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, Departamento de Ciências Socais/DCS, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Família ? NEGESF/UEMA, compõem como docente o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento SocioEspacial e Regional - PPDSR/UEMA e Coordenadora do Fórum Maranhense de Mulheres/FMM. E coautora dos livros: Desenvolvimento, Poder e Cultura Politica (2006); Conhecimento Feminista e Relações de Gênero no Norte e Nordeste brasileiro (2012); Nos interiores da Amazônia: Leituras psicossociais (2016). Tem experiência na área de Psicologia Social com ênfase em Comportamento e Relações Interpessoais atuando principalmente nos seguintes temas: família, gênero, divisão sexual do trabalho, violência de gênero e vulnerabilidade, ribeirinho, comunidades tradicionais e relação família-ambiente.

Maria Mary Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas/UFMA. É Pós doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Portugal (2019). Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Fez Estágio doutoral na Universidade de Coimbra em Portugal (2005). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFMA, 1995). Especialização em Organização de Arquivos pela USP (1991). Graduada em Biblioteconomia (1981). É autora dos livros: Vereadoras e Prefeitas: ação política e gênero (2015); Os Bastidores da Tribuna: mulher, política e poder no Maranhão (2010); As Caetanas vão a luta: feminismo e políticas públicas (2007); e organizadora das publicações: Mulher, Gênero e Políticas Públicas (1999); Gênero, Política e Poder: participação das mulheres nos espaços de poder no Norte e Nordeste. (EDUFMA, 2012); Conhecimento feminista e relações de gênero. (EDUFMA, 2012), Direitos Iguais para sujeitos de direitos (em co-autoria) (2016); e Livro, Leitura e Bibliotecas em tempos sombrios (2017). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Biblioteconomia com ênfase em Gênero e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher - política, mulher - relações de gênero, cidadania, mulher - poder e ainda políticas públicas, informação e poder, bibliotecas públicas e escolares e mercado de trabalho bibliotecário. É Membro da Coordenação Estadual do Fórum Maranhense de Mulheres.

Publicado

2025-12-30

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos