A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044

Autores/as

  • Ednélia Francisco dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Eliane Rose Maio Braga Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Gênero, Brincadeira Infantil, Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural, Perspectiva Pós-Estruturalista

Resumen

Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.

Biografía del autor/a

Ednélia Francisco dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Cursando pos-graduação Lato sensu em Psicopedagogia pela mesma instituição.

Eliane Rose Maio Braga, Universidade Estadual de Maringá

Psicologa e professora do Departamento de Teoria e Prática Da Educação - UEM.

Publicado

2012-10-16

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos