Estudo das Representações Sociais de Professores Homens de Mato Grosso do Sul Sobre o Trabalho Realizado com Crianças 10.5212/Rlagg.v.7.i2.0006
Palabras clave:
feminização do magistério, professores homens, representações sociais.Resumen
Geography Dialogue With as Natural Sciences and the ARts for Understanding and Interdisciplinary Critical About Gender Issues in Contemporary Context / La Geografía Dialogando con las Ciencias Naturales y las Artes para la Comprensión Interdisciplinar y Crítica Sobre Cuestiones de Género en el Contexto Contemporáneo
O objetivo do presente artigo é apresentar os resultados obtidos, por meio da execução de um projeto interdisciplinar, na disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Geografia, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), localizada no município de Ituiutaba, MG. A realização deste projeto se justificou a partir de duas questões centrais: a primeira de trabalhar a importância da mulher no contexto contemporâneo, e além deste, trabalhar os temas transversais de forma interdisciplinar. A atividade consistia em possibilitar a compreensão crítica e interdisciplinar da mulher no mundo contemporâneo, por meio de áreas da ciência, tais como: Artes, Ciências Naturais e Geografia, se pautando nos temas transversais de Orientação Sexual e Pluralidade Cultural. A realização destas atividades se deu diretamente em uma turma do 8° Ano do Ensino Fundamental da Rede Básica de Ensino, no Centro Educacional de Santa Vitória (CESV). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas leituras e discussões. Além disso, foi realizado um levantamento fotográfico na internet e elaboração de material didático. Considerase que a realização da presente atividade possibilitou com que os alunos dessem início à compreensão das questões femininas de forma crítica e reflexiva.
Palavras-Chave: Interdisciplinaridade; Gênero; Geografia; Ciências Naturais; Linguagens Artísticas.
Abstract
The purpose of this paper is to present the results achieved through the implementation of an interdisciplinary project on the Supervised Internship discipline of Geography Course of the School of Integrated Sciences of the Pontal / Federal University of Uberlândia (FACIP / UFU), in the municipality Ituiutaba, MG. The realization of this project is justified from two central issues: first to work the importance of women in the contemporary context, and beyond work crosscutting issues in an interdisciplinary way. The activity was to enable the critical and interdisciplinary understanding of women in the contemporary world, through areas of science such as: Arts, Natural Sciences and Geography, and are based on crosscutting issues of Sexual Orientation and Cultural Plurality. The performance of these activities took place directly in a class of the 8th year of Elementary School Teaching of Basic Network, the Educational Center of Santa Vittoria (CESV). From a methodological point of view it was held readings and discussions. In addition, it performed a photographic survey on the Internet and development of teaching materials. It is considered that the realization of this activity allowed the students gave start to the understanding of women'sissues critically and reflectively.
Keywords: Interdisciplinary; Gender; Geography; Natural Sciences; Artistic Languages.
Resumen
El objetivo de este trabajo es presentar los resultados obtenidos mediante la ejecución de un proyecto interdisciplinar en la disciplina de prácticas supervisadas del curso de Geografía de la Facultad de Ciencias Integradas del Pontal / Universidad Federal de Uberlândia (FACIP / UFU), en el municipio de Ituiutaba, MG. La realización de este proyecto se justifica a partir de dos cuestiones centrales: en primer lugar, trabajar la importancia de la mujer en el contexto contemporáneo y, más allá de esto, trabajar cuestiones transversales de manera interdisciplinaria. La actividad consistía en posibilitar la comprensión crítica e interdisciplinar de la mujer en el mundo contemporáneo, a través de áreas de la ciencia tales como: Humanidades, Ciencias Naturales y Geografía, en base a temas transversales como la Orientación Sexual y la Pluralidad Cultural. La realización de estas actividades se llevó a cabo directamente en una clase del octavo año de la Escuela de Enseñanza de la Red Básica, en el Centro de Educación de Santa Victoria (CESV). Desde un punto de vista metodológico, se realizaron lecturas y discusiones. Además, se realizó una recogida de material fotográfico en internet y se elaboró material didáctico. Se considera que la realización de esta actividad permitió que los estudiantes iniciaran la comprensión de las cuestiones femeninas de manera crítica y reflexiva.
Palabras-clave: Interdisciplinariedad; Género; Geografía; Ciencias Naturales; Lenguajes artísticos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.