Sociodrama: Uma Metodologia Ativa para a Abordagem das Questões de Gênero

Autores/as

  • Sofia Veiga Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0004

Palabras clave:

Igualdade de Gênero, Educação Social, Sociodrama.

Resumen

A igualdade de gênero, um direito consubstanciado na legislação portuguesa e internacional, deve ser promovida nas várias instâncias e contextos de socialização. No Ensino Superior, em especial nos cursos graduados e pós graduados que assentam em princípios de justiça e equidade social, a sensibilização para esta questão deve ser particularmente cuidada. O presente artigo expõe e analisa uma experiência educativa, no âmbito da licenciatura em Educação Social, que, mobilizando a metodologia sociodramática, potencia a participação ativa dos e das estudantes na construção dos saberes, no desenvolvimento de atitudes valorativas e na construção de uma postura profissional crítica, criativa e interventora.

Biografía del autor/a

Sofia Veiga, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Psicóloga, PhD

Professora Adjusta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Psicodramatista Didata pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama

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Publicado

2017-07-22

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos