Assistência e Maternalismo: As Articulações do Departamento Estadual da Criança (DECr) na Proteção à Maternidade e a Infância no Paraná (1940)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i1.0008Palabras clave:
Assistência, Maternalismo, Maternidade, Infância.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implantação de políticas públicas de proteção à maternidade e à infância criadas pelo Departamento Nacional da Criança, e implementadas no estado do Paraná, através da criação do Departamento Estadual da Criança. Para tanto, tal instituição foi considerada a partir da noção de interação do "triângulo do bem-estar social", uma proposição analítica desenvolvida por algumas historiadoras. Para a análise, foram selecionados e analisados documentos do Arquivo Público do Paraná. A política de apoio visava o controle populacional e a ocupação do território por meio do aprofundamento da ideologia de pertencimento à Pátria e defesa da família.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.