Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia

Autores/as

  • Ruan Pinheiro do Nascimento Faria Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0012

Palabras clave:

Geografia, Gênero, Sexualidade, Espaço Escolar, Formação Inicial

Resumen

Em meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos, institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens.

Biografía del autor/a

Ruan Pinheiro do Nascimento Faria, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Licenciado em Geografia pela mesma intituição no ano de 2015. Desenvolvo pesquisas a partir das relações da sexualidade, gênero e corpo por meio da análise do espaço escolar, e dos outros espaços a qual este faz se correlações pelas práticas exercidas de atração e repulsão, discriminação e integração, preconceito e respeito.

Publicado

2018-01-18

Número

Sección

Artigos / Articles/ Artículos