Gênero nas Políticas Educacionais do Estado da Paraíba: (Des)Continuidades
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0013Palabras clave:
Políticas, Educação, Currículo, GêneroResumen
O presente artigo objetiva discutir a generificação das políticas educacionais e curriculares para a Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de ensino do estado da Paraíba, após os avanços do conservadorismo no cenário nacional e internacional. Foram analisadas a Lei Nº 10.488, de 23 de junho de 2015 e as Diretrizes Operacionais para o Funcionamento das Escolas da Rede Estadual de Ensino de 2012 a 2017. Elegemos como aportes teóricos autores/as como Silva (1994); Gentili (1995); Cadernos de Pesquisa (1997); Peroni (2003); Oliveira (2000); Freitas (2012); Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1989, 1994); Ball, Maguire e Braun (2016). Os estudos e pesquisas destes últimos autores/as fazem parte do nosso microscópio epistemológico por realizarem análises sobre as políticas educacionais que provocaram as reformas educacionais na Inglaterra e se desdobraram no cenário mundial. Argumentamos que essa perspectiva de análise das políticas educacionais direciona nossa compreensão em tempos políticos marcados pela expansão do conservadorismo e fundamentalismo. Assim, negligenciar as questões inerentes à diversidade fortalece a sua invisibilidade nos espaços formativos dos profissionais da educação, alargando-se um espaço de fomento do pensamento conservador.
[1] Termo utilizado por Connell e Pearse (2015).
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Português
A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero não detém direitos autorais e os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Latino-americana de Geografia e Gênero.
Español
La Revista Latinoamericana del Geografía y Género no retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Latinoamericana del Geografía y Género.
English
Latin American Journal of Geography and Gender does not retain the author rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Latin American Journal of Geography and Gender.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.